quinta-feira, 19 de junho de 2008

O chuveiro queimou. E agora?

Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Divulgação

A estação mais fria do ano já chegou e nada melhor do que tomar um banho quente após um exaustivo dia de trabalho ou para começar o dia com todo vigor.

Se um cheirinho de queimado surgir, ou pior, acontecer de o chuveiro queimar, cuidado! Além do estresse de esperar no frio e enrolado numa toalha para que alguém resolva o probleminha, sua fiação pode estar mal instalada. “ Teoricamente é para o chuveiro funcionar. Ele é fabricado e capacitado para atingir as temperaturas disponíveis aos usuários”, declara o técnico em eletrônica, Guilherme Pedroso.

É importante que a instalação esteja bem feita. No entanto, é impossível descartar a possibilidade do chuveiro apresentar algum defeito de fábrica. “não há risco de acontecer curto se a instalação elétrica estiver certa, e ainda, o único problema que pode acontecer com um chuveiro com água muito quente é prejudicar a pele”, reforça o técnico. Se o chuveiro queimar, é recomendável antes ver a possibilidade de trocar a resistência, além de ser mais barato. Porém, não deixe de verificar a instalação.

O técnico Guilherme deixa a dica: para ter um banho seguro sem que ele solte aquele cheiro de fumaça, o mais indicado é comprar um chuveiro eletrônico e, conseqüêntemente mais moderno. São eletrônicos mais receptíveis e adaptados a várias frações de temperaturas.




Se o chuveiro queimar, é importante verificar a possibilidade de trocar primeiro a resistência

Violência gera gastos e aumenta atendimentos em hospitais

Texto/Foto: Ana Paula Vieira

Nem sempre as conseqüências da violência entram em estatísticas. Mas a verdade é que o número de atendimentos em hospitais das vítimas de casos de agressões físicas é cada vez maior e isso acarreta em gastos mais numerosos para o governo federal.

Um levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 37 cidades e divuldago no site http://portal.saude.gov.br/saude/, mostra que 20% dos pacientes atendidos nas 84 unidades pesquisadas foram vítimas de violência, incluindo acidentes. Pelos menos 39% delas aparentemente haviam ingerido álcool. Crianças, adolescentes e idosos são os principais receptores das agressões.

O ministério pretende com estes dados trazer à tona o impacto da violência nos serviços públicos de saúde. Além disso, tornar possível a discussão de novas políticas públicas que solucionem esta questão. Dos atendimentos por causas externas, 90% foi provocado por acidentes.

Entre estes, 37% relacionados a quedas.Entre os principais tipos de violência, as agressões e os maus tratos se destacam. Os homens são as principais vítimas, 73% contra 27% das mulheres. No entanto, as mulheres são as que mais tentam suicídio (58%). Entre crianças e adolescentes, a violência sexual chega a 43,6% e 56,3%, respectivamente.



Entre crianças e adolescentes, a violência sexual chega a 43,6% e 56,3%, respectivamente

Preservar o meio ambiente com elegância

Texto/Foto: Roberta Vasconcellos

Você já parou para pensar em como estará o planeta Terra daqui meio século. Que os termômetros estão cada vez mais “desregulados”, que os ursos polares podem entrar em extinção por conta do derretimento das geleiras, que seus netos podem sofrer com a escassez de água. Se já parou para pensar, parabéns! Mas e o que você tem feito para frear essas mudanças climáticas, diminuir a poluição do meio ambiente e conscientizar as pessoas que estão so seu rodar para mudar hábitos, de forma bastante simples? Isso já não é mais papo-furado, é assunto sério e que deve ser observado com muita atenção.

Para te dar uma ajuda, o MA&B's chegou. No próximo sábado, dia 21, a partir das 11h o Criciúma Shopping será palco da primeira edição do MA&B`s. Uma mistura de feira, exposição e mostra que apresentará, através de uma manifestação sócio-ambiental, alternativas de moda, estilo, beleza e bem-estar ecologicamente corretos.

Serão em torno de 27 espaços, separados em três categorias (Empresarial, Associativo e Economia Social e Solidária), que se apresentarão em forma de stand’s - roupas, acessórios, plantas (doações de mudas nativas), artesanato, artes, pintura, caricatura, eco-telhado, ateliês de customização, cosméticos naturais, eco-bolsas, pintura em madeira, mosaico cerâmico, reciclagem de óleo vegetal.

O evento iniciará com duas palestras, cujos temas são: 'Ecologia humana - preservação ambiental, consumo e reciclagem', que será ministrada pelo Prof.Doutor Gilmar Tavares e 'Moda e Customização', ministrada pela professora Mariana Batist de Abreu do Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo do SENAI/UNESC.

Paralelamente ao evento repórteres-mirins, crianças entre 9 e 10 anos entrevistarão os visitantes para saber o que os adultos têm feito para contribuir com a preservação do meio ambiente. Os organizadores do evento tem ciência de que o futuro está nas mãos dos pequenos. Além disso, o projeto criciumense Vamos Salvar o Planeta Juntos fará o lançamento da revista infantil Índio Zig.

Programa:

09:00 - Reflorestamento com mudas nativas na comunidade Jardim Pedro Zanivan, com a participação da comunidade, escolas e convidados.

11:00 hs - Prof. Gilmar Tavares – UFLA – Universidade Federal de Lavras -MG Tema: 'Ecologia humana - preservação ambiental, consumo e reciclagem', no Auditório do Criciúma Shopping.

11:30 hs – Professora da Escola Superior de Tecnologia em Moda e Estilo - SENAI/UNESC - SC Tema: 'Moda e Customização', no Auditório do Criciúma Shopping.

12:00 - Participação da plenária com perguntas e manifestações.

12:30 - Abertura da "feira" com stands: moda, beleza, bem estar, estilo, brechó, acessórios, decoração, eco-bolsas, ateliers sobre reaproveitamento de óleo na fabricação de sabão e sabonete, ateliers de mosáico para o reaproveitamento do azulejo, ateliers de customização, pintura em madeira, terapias alternativas, doações de mudas nativas e outros...

22:00 - Encerramento do evento.

Elvis não morreu, ao menos para fãs

Texto:Roberta Vasconcellos
Fotos: Ana Paula Vieira

A partir do dia 30 de maio até o final de junho o Criciúma Shopping, através de uma parceria com Elvis Presley The Hillbilly Cat Official Fan-Club, será sede da Mostra “Love me Tender”, que marca os 31 anos da morte de Elvis Presley.

Uma coletânea de fotografias, discos, clipes, roupas, objetos pessoais, entre outros bibelôs do Rei do Rock estarão expostos nas dependências do shopping, que poderá ser conferido de perto por todos os visitantes gratuitamente.

O acervo, quase todo importado, é do Fã Clube Elvis Presley, fundado em 1986 em Florianópolis e presidido por Carlos Moacir Daussen.

Mesmo depois de trinta anos de sua morte, o ícone que representa o mais puro rock continua vivo em todas as gerações e continua sendo o cantor que mais vendeu discos em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de cópias vendidas.

Elvis Presley:

Elvis Aaron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos, em 8 de Janeiro de 1935, fez sua carreira durante 23 anos. Em 1967 casou se com Priscilla Beaulieu Presley, com quem teve sua única filha, Lisa Marie Presley. Em 1972 o casamento com Priscila chegou ao fim, e uma nova fase começou para o rei.

Ele fez um contrato vitalício e bilionário com Las Vegas, onde fazia três shows diários, de manhã, à tarde e à noite. Elvis, apesar de cansado fisicamente e com quase 125 quilos, continuava sua jornada de shows e caridades. Religioso e muito bondoso, quando podia e sentia que alguém precisava de sua ajuda, parava, conversava, e presenteava as pessoas com um carro, seus famosos Cadillacs.

Com uma rotina desgastante, ele passou a ter problemas sérios de saúde e muitas dores nas costas, fazendo-o tomar remédios fortes, como morfina, para aliviar a dor. Em pouco tempo ele já demonstrava sinais de desgaste físico e “O Rei do Rock” nos deixou, aos 42 anos. Arritmia cardíaca foi a causa da morte, divulgada por médicos e familiares. O cantor, ator em mais de 30 filmes, e Rei do Rock, encerrava sua carreira aqui na Terra em 16 de agosto de 1977, quando ainda gravava seu último disco, Moody Blue. Saiba mais sobre Elvis.


Fãs de Elvis podem encotrar vários objetos que retratam a vida do rei

Entre os materiais apresentados, as miniaturas chamavam a atenção

A cadeira de Elvis é um dos itens mais caros e antigos dos colecionadores

A mostra estará disponível para o público até o final deste mês