quinta-feira, 19 de junho de 2008

Violência gera gastos e aumenta atendimentos em hospitais

Texto/Foto: Ana Paula Vieira

Nem sempre as conseqüências da violência entram em estatísticas. Mas a verdade é que o número de atendimentos em hospitais das vítimas de casos de agressões físicas é cada vez maior e isso acarreta em gastos mais numerosos para o governo federal.

Um levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 37 cidades e divuldago no site http://portal.saude.gov.br/saude/, mostra que 20% dos pacientes atendidos nas 84 unidades pesquisadas foram vítimas de violência, incluindo acidentes. Pelos menos 39% delas aparentemente haviam ingerido álcool. Crianças, adolescentes e idosos são os principais receptores das agressões.

O ministério pretende com estes dados trazer à tona o impacto da violência nos serviços públicos de saúde. Além disso, tornar possível a discussão de novas políticas públicas que solucionem esta questão. Dos atendimentos por causas externas, 90% foi provocado por acidentes.

Entre estes, 37% relacionados a quedas.Entre os principais tipos de violência, as agressões e os maus tratos se destacam. Os homens são as principais vítimas, 73% contra 27% das mulheres. No entanto, as mulheres são as que mais tentam suicídio (58%). Entre crianças e adolescentes, a violência sexual chega a 43,6% e 56,3%, respectivamente.



Entre crianças e adolescentes, a violência sexual chega a 43,6% e 56,3%, respectivamente

Nenhum comentário: