quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma é (in)dispensável para o Jornalismo

Por Renata Rocha Cardozo

Muitos estudantes, formandos e formados estão decepcionados. Não será mais preciso diploma de Jornalismo para exercer a profissão. Qualquer pessoa que quiser expressar seu pensamento poderá fazê-lo, sem problema algum. É frustrante para todos que estão estudando, passando noites em claro ou mal dormidas, pesquisando, aprendendo, aceitarem que para uma das profissões mais importantes não seja necessário uma formação acadêmica.

Leia mais sobre o assunto e a opinião de uma estudante de Jornalismo no blog umquartocheio.

Para maior entendimento sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal clique aqui.

SESC promove oficina de Pinhole

Por Juliana Oliveira

Nos dias 22 e 23 de junho o SESC junto com o Curso de Artes Visuais da UNESC e a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes de Içara, irá promover a Oficina de Pinhole.

Pinhole é a tecnica de fotografia onde montamos nossa própria câmera a partir de uma caixa ou lata bem vedada, que não deixe passar luz.

O Blog Tudo de Cri informa que as aulas serão: dia 22 de junho das 18h às 22h e dia 23 das 13h às 18h e das 19h às 22h.
As vagas serão limitadas, para se inscrever ligue para o Setor de Cultura do Sesc Criciúma: 48 3437-7183
Imagem tirada do Blog: http://tudodecri.blogspot.com/

Onde estão os guardas municipais?

Por Mariane Rodrigues

Dia desses precisava ser feito um reparo na rede elétrica da avenida, pois os semáforos não funcionavam, foi um absurdo aconteceram inclusive alguns acidentes, porem era necessário à ajuda dos guardas municipais mais conhecidos como “azuizinhos”, mas para surpresa de muitos quem veio foi a policia militar deixando de cobrir ocorrências para prestar um serviço que já tem quem faça, e onde estavam os “azuizinhos”? Talvez cuidando de casos mais “importantes” como, por exemplo, quem estaciona em local indevido, pois a PM deveria estar cuidando da segurança e não de semáforos. Mais informações Blog putzgraça ou clique aqui.

Ponto facultativo e educação

Por Mariane Rodrigues

As pessoas muitas vezes ficam felizes ao chegar perto do dia de feriado, parece dia de festa, porem será que não sairão prejudicadas com isso? Principalmente se após o feriado for uma sexta feira e for considerado ponto facultativo. Muitas pessoas nem ligam, mas nas escolas, por exemplo, são recuperadas todas as aulas prejudicadas por esse recesso?Todos culpam as crianças dizendo que esse pensamento vem desde a infância, engano de quem pensa assim, muito pelo contrário, as crianças ficam tristes em pensar que não vai para escola aprender coisas novas, rever seus amiguinhos, ou até mesmo se divertir na hora do intervalo.

O problema definitivamente está nos adultos que tentam fazer com que elas pensem assim. Sem contar os acadêmicos que ficam felizes em ganhar um dia de “folga” esquecendo que ele está pagando por esse dia e está deixando passar sem nenhuma impunidade, e ainda deixando de adquirir o conhecimento que seria repassado naquele dia de “folga”. Tudo isso devido à quantidade exagerada de pontos facultativos aplicadas por órgãos públicos. leia mais blog putzgraça ou clique aqui

Teoria do Espelho

Por Mônica Fischborn

A rotina diária das pessoas foi comparada a Teoria do Espelho, onde esta pressupõe que as notícias são como são porque a realidade assim as determina. Como no blog Tododiatododia, encontra-se relatos de coisas que todos fazem diariamente e não percebem.

"A rotina de todos os dias me consumia rapidamente no vai-vem da escova de dente. Sai de casa com os cabelos ainda por pentear. E entrei no velho companheiro de todos os dias.

Meu carro.

Já no primeiro semáforo, percebi que alguém mais havia saído junto comigo, olhei ao lado e achei uma figura um tanto quanto bizarra."

Para saber mais sobre esta história e compreender melhor a Teoria do Espelho, clique aqui Tododiatododia

Projeto " Leia e Repasse" iniciou ontem

Por Patrícia Rodrigues


Deu-se início ontem em Criciúma, juntamente à Fundação Cultural o projeto "Leia e Repasse", o qual possui como principal objetivo o incentivo a leitura. Serão distribuídos em pontos estratégicos das cidades alguns livros para que a populção possa pegar.

Segundo o blog tudo de cri, quem quiser contribuir com doações pode encaminhar livros para a Fundação, na Rua Cel. Pedro Benedet, 269, ou na Biblioteca Municipal. Ou também quem não consegui ir até estes lugares, pode ligar no telefone 3445-8840, que a Fundação vai até você.

CVV precisa de voluntários

Por Juliana Oliveira


O Blog tudo de Cri informou que o Centro de valorização da vida CVV que presta auxílio 24 horas para pessoas que estão se sentindo propensas ou determinadas a praticarem suicídio, está precisando de voluntários.
Os interessados devem fazer o treinamento que iniciará sábado dia 04 de julho às 08:30h no Auditório São José no Centro de Criciúma.

O atendimento para essas pessoas que se sentem angustiadas é feito por telefone pela central de valorização da vida 48-3439-0222 ou acesse o site para o atendimento por chat.

Falsas aparências

Por Michele Antonio

As aparências enganam, pode parecer apenas um clichê mas, para um jovem de 19 anos da cidade de Cocal do Sul foi a mais pura verdade.

O rapaz apaixonou-se por uma garota que conheceu em uma festa, ela engravidou e como manda o figurino os dois casaram-se. Seis meses após a união o rapaz descobriu que ao invés de esposa tinha um marido.

Devido ao grande choque da notícia o jovem foi hospitalizado após ter sofrido um mau súbto, e os médicos esclareceram que o travesti, ou a esposa como era chamada, estava com gravidez psicológica.

Ficou curioso para saber detalhes dessa história? Clique aqui e informe-se.

Araranguaenses vão a Brasília

Por Monise Topanotti

Uma comitiva da cidade de Araranguá esteve em Brasília na última semana para reivindicar a liberação da barra do Rio Araranguá. O vereador chico, que viajou com a comitiva comemora a assinatura da obra, que faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Segundo o site do vereador, a obra é muito importante para os araranguaenses e também para a região.

Chico aproveitou a estada em Brasília para presentear o presidente Lula com uma gravata. De acordo com seu site, a gravata é vermelha com uma estrela branca, a mesma que o líder do governo da câmara de vereadores usa frequentemente nas suas aparições públicas.

PT à frente da câmara de vereadores em Araranguá

Por Monise Topanotti

O PT (Partidos dos Trabalhadores), com o vereador Eduardo Marêncio, o Chico, assumiu a liderança do governo na câmara de vereadores de Araranguá.

Segundo o site do Vereador Chico, assumir esta função foi uma honra e ele exercerá a função de interlocutor entre a Câmara de Vereadores e a prefeitura.

Ainda de acordo com o site o vereador esteve presente num almoço realizado no dia 04 de maio, feriado municipal. Além de autoridades petistas araranguaenses, também se fizeram presentes os deputados Décio Góes e Jorge Boeira e a senadora Ideli Salvati.

Jornalistas perdem obrigatoriedade do diploma

Por Leonardo Daleffe

A votação realizada ontem pelo Supremo Tribunal Federal para o Recurso Extraordinário acaba com a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Segundo o portal da A Tribuna Rubens Lunge, presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC, “considerou um grande retrocesso a decisão do Supremo Tribunal Federal”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC salienta que o recurso elimina apenas o item "diploma" do Artigo 4, porém o Registro Profissional faz-se necessário para a pratica da profissão.

Para resolver o impasse de como será obtido este registro profissional depois do Recurso Extraordinário o sindicato se reúne amanhã com a assessoria jurídica e procurar o Ministério do Trabalho para resolver a situação.

Transito interrompido para obras na BR-101

Por Leonardo Daleffe

De acordo com o portal sulnotícias o trânsito no Km 250,6 da BR-101, localizado na região de Paulo Lopez, será suspenso entre 12 e 14 horas de hoje. A paralisação é necessária para efetuar a detonação de rochas abrindo caminho para a continuidade da obra.

A manobra pode ser suspensa caso ocorram chuvas na região, porém de acordo com o climatempo a previsão é de sol com algumas nuvens sem probabilidade de chuva até a próxima segunda-feira em toda a localidade, o que garante o cumprimento das obras.

Criciúma mais verde

Por Leonardo Daleffe

Visando melhorar o meio ambiente e o visual da cidade a Fundação Ambiental de Criciúma (Famcri) iniciou um programa de arborização que se estenderá por todo o município.

Segundo o diretor de arborização do projeto, Tarcirso Pereira, a ordem de implementação do projeto segue as obras de drenagem nas ruas da cidade realizadas pela Casan. Todas as plantas são sinalizadas com uma cerca de madeira padronizada nas cores Verde e Vermelho.

Uma equipe organizada por Tarciso e composta por mais três pessoas realiza o mapeamento das ruas e parques para então plantar mudas de árvores condizentes com o local. As espécies selecionadas são o ipê, bauinha e amendoeira, plantas facilmente adaptadas ao clima local.

A Criciúma Construções seguindo seu slogan “Um lote vendido, uma árvore plantada” iniciou uma parceria com a Famcri e doou 2 mil mudas para o projeto. A estimativa é de que até o final da gestão atual sejam plantadas 500 mil árvores, porém o programa se estenderá pelas próximas administrações pelo fato da instituição ser vinculada indiretamente com a prefeitura de Criciúma.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing