quinta-feira, 19 de março de 2009

Homenagem especial no Dia Mundial da Água

Por Mariane Rodrigues

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, ocorrerá uma comemoração nos dias 20 e 21 de março, no Morro do Céu e na Praça Nereu Ramos, com o tema “Água: fonte de sobrevivência”. A informação está no site SulNotícia.

Nestes dias serão realizadas diversas atividades, como oficinas de brinquedos com materiais reciclados, brincadeiras, jogos ambientais e ainda assistirão a uma peça de teatro dos alunos da Satc sobre o Rio Criciúma.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Criciúma, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, Siecesc e Satc. Saiba mais aqui.

Cruz Vermelha recebe doações de trote solidário

Por Bruna Borges

Os medicamentos adquiridos pelos alunos da Faculdade Satc no trote solidário do último sábado, 14, foram entregues hoje à Cruz Vermelha. A informação é do Blog do Curso de Jornalismo da Satc.

A Cruz Vermelha irá selecionar os medicamentos que posteriormente serão repassados para as farmácias solidárias da Unesc e de Içara. Veja mais informações aqui.

Aeroporto é motivo de reunião de prefeitos

Por Bruna Borges

O Aeroporto Diomício Freitas foi o motivo da reunião dos prefeitos da Amrec nesta quinta-feira. A informação é do Portal Sul Notícias.

Segundo o site, “a intenção da reunião era esclarecer as informações divergentes sobre o aeroporto”.

Dentre várias medidas que deveriam ser tomadas, a principal é a liberação do projeto para a realização do reforço da pista e pátio de manobras. Veja a matéria completa do Portal Sul Notícias aqui.

Turvo está de aniversário

Por Monise Topanotti

No mês da colheita do arroz, uma das principais atividades econômicas, Turvo estará de aniversário. O município comemora na próxima sexta feira, 20, seis décadas de emancipação político-adminstrativa.

Reconhecido nacionalmente como Capital da Mecanização Agrícola, Turvo ganha destaque pela sua grande frota de máquinas agrícolas e pela sua agricultura forte. O município é o terceiro maior produtor de arroz de Santa Catarina.

Sexta-feira será feriado para os turvenses, mas as comemorações começam na noite de segunda-feira, 19, a partir das 20h30min, na praça da matriz. Dentre as atrações estão os shows com a cantora Marília Dutra, reconhecida nacionalmente após ser a segunda colocada no show de calouros da Rede Bandeirantes, e as bandas Epidemia e Ponto.

A Escola Municipal São Luiz e o Centro de Educação Integral Maria das Dores Cordeiro Angeloni estão trabalhando com seus alunos sobre a história do município e sua colonização. Também foram realizadas visitas à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e ao Museu da Cidade.

Turvo, uma cidade naturalmente italiana

Turvo teve seu inicio com os imigrantes italianos, que colonizaram primeiramente as comunidades de Jundiá e Amola faca. Em meados de 1912, Ângelo Rovaris comprou um terreno no baixo Rio Turvo, desmatou e fez ali as primeiras plantações.

Em sociedade com seu primo, Ângelo montou também um engenho de farinha e uma serraria com o intuito de atrair mais pessoas para a vizinhança. Um dos primeiros a chegar, vindo de Urussanga, foi Antonio Bez Batti, que em 1913 juntamente com os demais colonos, iniciaram as derrubadas de mata e abertura de estradas.

Em 1930, Turvo foi elevado à categoria de distrito de Araranguá e teve como seu primeiro intendente Liberato Simon. O município foi criado em fins de 1948 e teve Osni Paulino da Silva nomeado prefeito provisório.

Em 20 de março de 1949, foi instalado o município e coube a Abele Bez Batti, filho de um dos colonizadores, ser o primeiro prefeito eleito pelo povo. Apenas seis anos após a criação do município, em 10 de dezembro de 1954, Turvo passou a ser a segunda Comarca do Vale de Araranguá.

Os moradores de Turvo são chamados de turvenses, sendo mais de 95% da população de origem italiana. Hoje o município, que pertence a Amesc, possui uma área de 233,9 km² e 11.386 habitantes, e é administrado pelo prefeito Ronaldo Carlessi e seu vice Everton Schmidt.