sábado, 28 de junho de 2008

Finalmente! Serviço de atendimento (SAC) deve seguir novas regras

Por Ana Paula Vieira
Foto Divulgação


Uma boa notícia para os consumidores foi anunciada no dia 11 de maio, pelo Ministério da Justiça e divulgado no site (http://www.mj.gov.br/), após milhares de reclamações em todos os Procons do país. As práticas dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e que tanto irritam as pessoas serão inibidas através de novas regras. Ao todo, são 27 normas que as empresas terão que cumprir.

A partir de agora, o tempo máximo de espera será de 60 segundos no atendimento, que também deve ser gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana. Foi proibido também que o cliente seja repassado para vários atendentes. No menu de eletrônico, a primeira opção será o contato com o atendente. Essas e outras medidas devem facilitar a vida de quem quiser, por exemplo, cancelar um serviço – uma das principais causas de reclamações. Com essas regras, o cancelamento deverá ser imediato.

As empresas que não cumprirem o que ficou estabelecido receberão multas com valores que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões. Apesar da boa notícia, o Ministério da Justiça ainda não definiu quando essas normas entrarão em vigor.

Uso indevido de e-mail corporativo pode ocasionar demissão

Por Ana Paula Vieira
Foto Ana Paula Vieira

Decisões do TST (Tribunal Superior do Trabalho) garantiram aos empregadores o rastreamento dos e-mails corporativos, apesar de a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não prever nenhuma determinação sobre o uso indevido de e-mails corporativos.
O mau uso do recurso pode ocasionar demissão por justa causa. Por isso, os trabalhadores devem utilizar o e-mail da empresa exclusivamente para assuntos profissionais e de trabalho, evitando o vazamento de informações confidenciais.

Para evitar problemas, a empresa pode avisar os trabalhadores que o uso do correio eletrônico corporativo é exclusivo para assuntos profissionais. Esses avisos podem ser feitos através de circulares, em murais ou através de mensagem do próprio e-mail. Advertências sobre o mau uso do e-mail poderão ser feitas pelo patrão, que deve falar com o funcionário em particular. Caso contrário, poderá caracterizar dano moral.

Evolução da quimioterapia reduz efeitos colaterais

Por Ana Paula Vieira
Foto Divulgação

Sonolência, queda de cabelo, náuseas e redução da imunidade são alguns dos efeitos colaterais que afetam pacientes que sofrem com os tratamentos para o câncer, especialmente com a quimioterapia. Mas esses desconfortos já podem reduzidos porque com a evolução do tratamento, já é possível substituir os medicamentos injetáveis por comprimidos, que muitas vezes causam menos efeitos colaterais. Além da substituição de alguns medicamentos, outros que já existiam também foram aprimorados, em benefício do paciente.

O câncer é uma doença que surge quando um grupo de células passa a se reproduzir desordenadamente, formando um tumor, e pode ser combatido de três formas - cirurgia, quimioterapia e radioterapia -, sendo que uma, geralmente, sucede a outra.

Atualmente, o principal trtamento é a cirurgia, quando há a tentativa de extrair o tumor, eliminando as células doentes. Como nem sempre é possível destruir todas as células doentes, os outros dois métodos são importantes para complementar o tratamento. A quimioterapia é composta por medicamentos líquidos, que são misturados ao soro e injetados no paciente. Cada sessão dura cerca de uma hora. Em média são feitas de seis a oito aplicações, com intervalos de 21 dias.

Já na radioterapia, o paciente é submetido a sessões de radiação que duramcinco minutos, em média. São feitas cerca de 28 sessões, em dias consecutivos. Esse tratamento traz menos efeitos colaterais do que a quimioterapia.