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Uma boa notícia para os consumidores foi anunciada no dia 11 de maio, pelo Ministério da Justiça e divulgado no site (http://www.mj.gov.br/), após milhares de reclamações em todos os Procons do país. As práticas dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e que tanto irritam as pessoas serão inibidas através de novas regras. Ao todo, são 27 normas que as empresas terão que cumprir.
A partir de agora, o tempo máximo de espera será de 60 segundos no atendimento, que também deve ser gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana. Foi proibido também que o cliente seja repassado para vários atendentes. No menu de eletrônico, a primeira opção será o contato com o atendente. Essas e outras medidas devem facilitar a vida de quem quiser, por exemplo, cancelar um serviço – uma das principais causas de reclamações. Com essas regras, o cancelamento deverá ser imediato.
As empresas que não cumprirem o que ficou estabelecido receberão multas com valores que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões. Apesar da boa notícia, o Ministério da Justiça ainda não definiu quando essas normas entrarão em vigor.