terça-feira, 2 de junho de 2009

Muito mais que moda

Por Maryelle Marcolino Cardoso

Hoje em dia já é comum alguém fazer uma tattoo ou colocar um piercing, o que era antes um comportamento atualmente é uma forma de se expressar.

Vários motivos

São vários os motivos que levam um jovem a fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, ou seja por modismo, para serem aceitos em determinados grupos, por gostarem de ser diferente ou simplesmente por gostarem de se destacarem. Mas ao contrario do que muita gente pensa existe evidências que esse hábito já era realizado no antigo Egito no ano de 2000ac, e atualmente é muito comum encontrar pessoas com tatuagens ou piercing.

Consciência é necessário

Antes de fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, é necessário pensar muito bem no assunto para não ocorrer arrependimento mais tarde, e após ter certeza, procurar um local adequado e limpo, com um profissional que esteja preparado para realizar o processo, usar materiais descartáveis é essencial, pois os riscos com infecções são grandes. No caso do piercing o material recomendado é o aço cirúrgico ou outro metal que não inflame, os cuidados não param por ai, tem que manter o local sempre limpo e ter muita higiene.

Alguns cuidados

Com as tattoo não é diferente, também existem certos cuidados como não arrancar a casquinha do desenho, cubrir a tatoo com um filme plástico na hora de dormir, evitar a exposição do sol e sempre manter a higiene. Piercing e tatuagens é uma característica da adolescência atual, mas não podemos esquecer quer os mesmos procedimentos são proibidos para menores de idade.


No alto da orelha

A baixa vascularização pode levar à deformação da cartilagem, exigindo cirurgia plástica reparadora

Nariz

A haste interna - em geral longa para facilitar o manuseio – pode machucar o septo nasal.
o risco de infecção é grande, pois o local é úmido e está constantemente em contato com a poluição

Umbigo

O corpo estranho pode provocar a formação de cistos, levando à necessidade de cirurgia.
O risco de infecção é muito grande. Como muitas pessoas se esquecem de enxugar bem a região, ela fica úmida e expostas a bactérias.

Língua

Há risco de desgaste da parte interna dos dentes da frente da arcada inferior e de perda óssea capaz de abalar a estrutura dental.
O local é quente e úmido, perfeito para a proliferação de bactérias

Veja mais detalhes aqui.

Saiba mais sobre tattos aqui.
Compro seu piercing aqui.
Mais informações aqui.