segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mineradora de carvão é denunciada

Por Eilane Silvestri

Uma mineradora de carvão, localizada em Rio Maina, Criciúma, foi denunciada, pelo Ministério Público Federal (MPF-SC), por degradação ambiental e por causar danos a população.

De acordo com o site http://www.atribunanet.com/home/site/ver/?id=92383, a MDF afirma que os moradores estão expostos, devido à emissão de substancias poluentes e prejudiciais á saúde humana.

Bom Pastor de Araranguá disponibiliza exame de mamografia

Por Maiara Possamai

O exame de mamografia, um dos procedimentos preventivos contra o câncer de mama, está disponível na unidade de saúde do Bom Pastor, em Araranguá. Segundo o site da ARTV, a unidade realiza por mês cerca de 200 exames, sendo que 76 são bancados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Na unidade de saúde em Araranguá, no ano passado, foram realizadas 26 mastectomias (remoção completa da mama cancerígena).

Para mais informações, clique aqui.

Blitz conscientiza araranguaenses para a exploração sexual

Por Maiara Possamai
Foto: Divulgação


Araranguá possui 400 casos denunciados de violência sexual contra crianças e adolescentes, isso desde 2001. Só este ano, de janeiro a maio, foram registrados 32 casos. Hoje, 18, é o dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. E em homenagem há este dia, o Conselho Tutelar de Araranguá em parceria com o Programa Sentinela e Polícia Militar, realizaram uma blitz de conscientização.

Durante todo o dia, conselheiros, membros do Sentinela, e policiais, abordaram os carros que passaram por uma das principais avenidas da cidade, a Sete de Setembro. Foram distribuídos, a todos os veículos que passaram por ali, panfletos e adesivos de alerta a população e divulgaram como denunciar casos de exploração sexual.

As denúncias podem ser feitas através de ligações gratuitas, pelo número 100. Uma suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes já é motivo para uma ligação, os conselheiros advertem que esperar a certeza pode ser tarde demais.