sábado, 28 de junho de 2008

Finalmente! Serviço de atendimento (SAC) deve seguir novas regras

Por Ana Paula Vieira
Foto Divulgação


Uma boa notícia para os consumidores foi anunciada no dia 11 de maio, pelo Ministério da Justiça e divulgado no site (http://www.mj.gov.br/), após milhares de reclamações em todos os Procons do país. As práticas dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e que tanto irritam as pessoas serão inibidas através de novas regras. Ao todo, são 27 normas que as empresas terão que cumprir.

A partir de agora, o tempo máximo de espera será de 60 segundos no atendimento, que também deve ser gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana. Foi proibido também que o cliente seja repassado para vários atendentes. No menu de eletrônico, a primeira opção será o contato com o atendente. Essas e outras medidas devem facilitar a vida de quem quiser, por exemplo, cancelar um serviço – uma das principais causas de reclamações. Com essas regras, o cancelamento deverá ser imediato.

As empresas que não cumprirem o que ficou estabelecido receberão multas com valores que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões. Apesar da boa notícia, o Ministério da Justiça ainda não definiu quando essas normas entrarão em vigor.

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