sábado, 28 de junho de 2008

Evolução da quimioterapia reduz efeitos colaterais

Por Ana Paula Vieira
Foto Divulgação

Sonolência, queda de cabelo, náuseas e redução da imunidade são alguns dos efeitos colaterais que afetam pacientes que sofrem com os tratamentos para o câncer, especialmente com a quimioterapia. Mas esses desconfortos já podem reduzidos porque com a evolução do tratamento, já é possível substituir os medicamentos injetáveis por comprimidos, que muitas vezes causam menos efeitos colaterais. Além da substituição de alguns medicamentos, outros que já existiam também foram aprimorados, em benefício do paciente.

O câncer é uma doença que surge quando um grupo de células passa a se reproduzir desordenadamente, formando um tumor, e pode ser combatido de três formas - cirurgia, quimioterapia e radioterapia -, sendo que uma, geralmente, sucede a outra.

Atualmente, o principal trtamento é a cirurgia, quando há a tentativa de extrair o tumor, eliminando as células doentes. Como nem sempre é possível destruir todas as células doentes, os outros dois métodos são importantes para complementar o tratamento. A quimioterapia é composta por medicamentos líquidos, que são misturados ao soro e injetados no paciente. Cada sessão dura cerca de uma hora. Em média são feitas de seis a oito aplicações, com intervalos de 21 dias.

Já na radioterapia, o paciente é submetido a sessões de radiação que duramcinco minutos, em média. São feitas cerca de 28 sessões, em dias consecutivos. Esse tratamento traz menos efeitos colaterais do que a quimioterapia.

Nenhum comentário: