quinta-feira, 2 de julho de 2009

“Pinhole” vira sensação em Criciúma

Por Eilane Silvestri

De significado bem estranho, Pinhole quer dizer “buraco da agulha”. Esta é uma modalidade de fotografia que está ganhando espaço em Criciúma.

É necessária uma caixa ou lata bem vedada que empeça o fluxo de luz, um papel fotográfico fotossensível para inserir neste caixa ou lata, e é claro, não pode faltar a agulha, pra fazer um micro furinho na mesma.

Está pronto, é só levar a lata com a pequena abertura para onde desejar fazer a foto, e por fim revelar. O processo é muito simples.

Ana Reczek diz que quando era monitora de fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGs) usava muito esta técnica, e se divertia bastante. “Pode parecer complicado, mas é muito divertido fazer imagens em pinhole. Eu fazia bastante na UFRGS, mas como não dá para fazer o processo sem um laboratório de revelação manual, eu nunca mais brinquei com a minha latinha”, relata.

O SESC de criciúma também aprovou esta técnica e proporcionou, juntamente com o curso de Artes Visuais da Unesc e a Casa da Cultura de Içara, nos dias 22 e 23 de junho, um a oficina de pinhole gratuita.

Nenhum comentário: