sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vestuaristas em estado de greve

Por Marcelo de Bona Dias
Foto: Marcelo de Bona Dias


Em assembleia realizada no final da tarde de hoje às 17h30min, na sede do Sindicato dos Ceramistas, em Criciúma, os trabalhadores da indústria do vestuário decidiram rejeitar a proposta apresentada pelo Sindicato Patronal e entrar em estado de greve.


O Sindicato dos trabalhadores da indústria do vestuário solicita a reposição de 5,83% do INPC, mais 8% de ganho real, enquanto que os patrões oferecem o INPC, mais 2% de ganho real.
“A partir de segunda-feira iniciaremos uma mobilização pacífica com carros de som em frente às fábricas convocando os trabalhadores para a nova assembléia, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 22”, declarou Izio Inácio Hulk, presidente do sindicato dos trabalhadores.


A intenção do sindicato, segundo Hulk, é valorizar principalmente a profissão das costureiras, que estão com um piso salarial muito baixo, o que está fazendo com que várias mulheres abandonem a profissão, passando a trabalhar em outros ramos, como a indústria alimentícia.


“O nosso salário vem se desvalorizando ano após ano”, protesta a costureira Lourdes Eschinatto. Caso a reivindicação seja aceita, o piso salarial para costureira passará a ser de R$ 650,00.

Nenhum comentário: