quinta-feira, 21 de maio de 2009

A importância da educação

Por Patricia Rodrigues

Saber escrever é de suma importância na sociedade é que se vive, cada vez mais competitiva. Não conseguir colocar uma letra no papel é uma realidade de nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país, nosso planeta.

José Paulo da Silva, de 85 anos, residente da cidade de Ararangua, nunca aprendeu a escrever. “Meus pais nunca me levaram para uma escola, nunca tive contato com o papel e o lápis. Meu sonho hoje é conseguir escrever o meu nome”, afirma.

Segundo dados da Unesco, o que dificulta a erradicação da analfabetismo mundial, é o alto crescimento demográfico, as guerras e conflitos que ocorrem em muitos paises, sejam eles econômicos ou sociais, que apertam orçamentos e não investem em educação.

Porém muitos têm acesso às escolas, mas não dão o devido valor à educação. Guilheme de Souza Santos, de 18 anos, está fazendo pela quarta vez o primeiro ano do Ensino Médio. Sua mãe afirmou que ele não tem interesse pelo estudo, que só quer saber de sair com amigos.

Muitos desejam mas não tiveram oportunidade, outros tem a chance mais desperdiçam. Saber escrever é a ferramenta essencial para aumentar o nível de informação. Sem a escrita o individuo não conseguirá ter um bom desempenho profissional, social e pessoal.

Nenhum comentário: