Por Denis Luciano
O consulado da Itália em Curitiba conta, atualmente, com 80 mil descendentes de italianos na fila de espera por cidadania. São paranaenses e criciumenses parentes de nascidos no país europeu, inclusive muitos de Criciúma, que encaminharam documentação solicitando passaporte e reconhecimento da naturalidade. "Com o acúmulo de processos, estimamos que hoje uma pessoa leva dez anos para conseguir se tornar um italiano de direito", afirma o comerciante Itamar Benedet.
Proprietário de um estabelecimento no centro de Criciúma e bisneto de fundadores da cidade, Benedet foi dos primeiros a conseguir a cidadania italiana na região. "Encaminhei meu processo em 1984, enquanto prestava serviços para o Consulado". Itamar conta que na época era interesse do governo italiano aumentar o número de cidadãos para dar densidade aos consulados mundo afora.
No Brasil, 500 mil pessoas que possuem antepassados italianos aguardam pelo desfecho dos seus processos. A jurisdição do Paraná e Santa Catarina conta com cerca de 35 mil cidadãos italianos. Na região de Criciúma, estima-se que há de 10 a 12 mil, sendo 5,5 mil eleitores aptos a votar nas eleições parlamentares da Itália. O próprio Benedet foi candidato a senador na última eleição, ficando na segunda suplência da América Latina com oito mil votos.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Milhares de italianos da região estão em fila de espera
Marcadores:
Criciúma,
Curitiba,
Itália,
naturalização
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário