quarta-feira, 15 de abril de 2009

Madre Gertrudes, a primeira Santa do Vale

Por Monise Topanotti

No próximo sábado, 18, a partir das 5h30min os fiéis de Meleiro, Morro Grande e Turvo sairão numa caminhada de louvor à religiosa Madre Gertrudes, que se tornará santa no próximo dia 26.

A caminhada partirá da frente do Jardim de Infância Pato Donald, no centro de Meleiro, seguirá pela SC-485 até o perímetro urbano de Morro Grande, de lá, partirá pela Nova Roma até o Santuário de Madre Gertrudes em São Bento.

Após a realização da caminhada que terá um trajeto de 15 quilômetros, a imagem da madre será conduzida do Santuário de São Bento até a Igreja Nossa Senhora da Glória, de Meleiro, onde permanecerá até domingo para a visitação de devotos e fiéis.

No domingo, 26, quando se tornar Santa na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelas mãos do Pontífice Bento XVI, uma grande festa será realizada com sua imagem em Morro Grande, a partir das 10h.

Entenda o milagre de Madre Gertrudes

As cidades de Turvo, Meleiro e Morro Grande possuem uma característica de turismo religioso a partir de um milagre ocorrido na cidade, que auxiliou na beatificação de Madre Gertrudes. O milagre é o único no Brasil feito por Gertrudes.

O “milagre” ocorreu na localidade de Marieto, interior da cidade de Turvo. O menino Solano Favarin que nasceu com uma luxação congênita das articulações, coxa, fêmur e com hiperflexão e hipertensão das pernas sobre as coxas foi desacreditado pelos médicos, dias após seu nascimento.

Radiografias e vários exames foram feitos e a família do menino foi orientada a voltar ao hospital alguns dias depois, para iniciar um duro tratamento de engessamento do corpo de Solano durante no mínimo um ano.

Nos dias que antecediam a ida dos Favarin ao hospital, religiosas e vizinhos da família rezavam novenas em volta do berço da criança. A mãe de Solano, Anadir Favarin, conta que sempre teve fé em Madre Gertrudes, e com a ajuda das Irmãs Sacramentinas Fiorenza e Luiza, rezaram a Deus e a Madre pela saúde do menino.

No retorno ao hospital, com tudo pronto para o inicio do tratamento, uma nova radiografia foi solicitada e com a chegada do resultado surpresa e alegria tomaram conta dos pais de Solano, o menino estava perfeito e a luxação havia desaparecido. Foi um milagre. “O médico não gostou muito, e disse que não era correto misturar as coisas de Deus com as da medicina, que deveríamos iniciar o tratamento”, conta Dona Anadir, mas sua fé falou mais auto, e seguiram para casa com a criança.

O menino, que cresceu saudável e esperto, é a principal testemunha do milagre de Madre Gertrudes. Ele, seus familiares e as Religiosas Fiorenza e Luiza estiveram presentes no Vaticano, para assistir a cerimônia de beatificação, realizada pelo Papa João Paulo II, em 1 de outubro de 1989.

O pai de Solano, Donato Favarin, fez uma leitura durante a celebração para todos os presentes, além da família ter sido abençoada pessoalmente pelo Papa. “Foi um momento muito bonito para todos nós”, destaca Dona Anadir.

A partir do milagre foi construído um memorial localizado no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz, o Memorial Madre Gertrudes conta a história da Madre e do milagre ocorrido. Os fieis que visitarem o memorial poderão ver de perto um completo acervo de fotos, alguns objetos que pertenceram a Madre Gertrudes e uma imagem em tamanho real.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela reportagem.
SANTA MADRE GERTRUDES, ROGAI POR NÓS.

ARIOSTO VICENTE GURGACZ

Unknown disse...

Mto bonito este milagre, vamus continuar rezando e pedindo a interseção da madre por todos nós. Tiago Favarin. Ortigueira. Parana.