quinta-feira, 19 de março de 2009

Turvo está de aniversário

Por Monise Topanotti

No mês da colheita do arroz, uma das principais atividades econômicas, Turvo estará de aniversário. O município comemora na próxima sexta feira, 20, seis décadas de emancipação político-adminstrativa.

Reconhecido nacionalmente como Capital da Mecanização Agrícola, Turvo ganha destaque pela sua grande frota de máquinas agrícolas e pela sua agricultura forte. O município é o terceiro maior produtor de arroz de Santa Catarina.

Sexta-feira será feriado para os turvenses, mas as comemorações começam na noite de segunda-feira, 19, a partir das 20h30min, na praça da matriz. Dentre as atrações estão os shows com a cantora Marília Dutra, reconhecida nacionalmente após ser a segunda colocada no show de calouros da Rede Bandeirantes, e as bandas Epidemia e Ponto.

A Escola Municipal São Luiz e o Centro de Educação Integral Maria das Dores Cordeiro Angeloni estão trabalhando com seus alunos sobre a história do município e sua colonização. Também foram realizadas visitas à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e ao Museu da Cidade.

Turvo, uma cidade naturalmente italiana

Turvo teve seu inicio com os imigrantes italianos, que colonizaram primeiramente as comunidades de Jundiá e Amola faca. Em meados de 1912, Ângelo Rovaris comprou um terreno no baixo Rio Turvo, desmatou e fez ali as primeiras plantações.

Em sociedade com seu primo, Ângelo montou também um engenho de farinha e uma serraria com o intuito de atrair mais pessoas para a vizinhança. Um dos primeiros a chegar, vindo de Urussanga, foi Antonio Bez Batti, que em 1913 juntamente com os demais colonos, iniciaram as derrubadas de mata e abertura de estradas.

Em 1930, Turvo foi elevado à categoria de distrito de Araranguá e teve como seu primeiro intendente Liberato Simon. O município foi criado em fins de 1948 e teve Osni Paulino da Silva nomeado prefeito provisório.

Em 20 de março de 1949, foi instalado o município e coube a Abele Bez Batti, filho de um dos colonizadores, ser o primeiro prefeito eleito pelo povo. Apenas seis anos após a criação do município, em 10 de dezembro de 1954, Turvo passou a ser a segunda Comarca do Vale de Araranguá.

Os moradores de Turvo são chamados de turvenses, sendo mais de 95% da população de origem italiana. Hoje o município, que pertence a Amesc, possui uma área de 233,9 km² e 11.386 habitantes, e é administrado pelo prefeito Ronaldo Carlessi e seu vice Everton Schmidt.

Nenhum comentário: