sábado, 4 de abril de 2009

Idade avançada mas muita história pra contar

Por Mariane Rodrigues

Em um bairro simples de Forquilhinha, vive uma das pessoas mais idosas da cidade, e é um exemplo de força e lucidez; é Rosena Waltrick de 98 anos, hoje um pouco debilitada para andar e realizar outras necessidades. Ela depende de uma mulher chamada Deti, também muito batalhadora, que mesmo não tendo vínculo familiar com a simpática senhora, cuida dela com muito amor e dedicação.


Com os traços marcados em seu rosto sinal da idade avançada, dona Rosena não deixa de contar suas histórias e cantar seus versos que ela mesmo inventa. Versos com rimas e até engraçados. “Eu já disse que não caso com a filha do barrigudo, não quero que o povo diga que eu tenho cara pra tudo”. Ela gosta muito de “prosear” como ela mesma diz, e conta casos interessantes de sua vida. “ Eu não sei ler nem escrever, minha mãe nunca me deixou estudar porque dizia que eu ia escrever cartas para os namorados”.


Além da lucidez ela é dona de um carisma enorme. Adora receber visitas, tratando todos com muito carinho. Muito religiosa, ela também gosta de ir a missa, cantar e também adora um cafezinho.Viúva, mãe de 11 filhos legítimos, 1 adotado, 3 enteados, alguns já falecidos, ela tem vários netos e ate bisnetos.



Ela relembra muitos momentos da sua vida, principalmente das vezes que andava a cavalo para passear e se divertir.

Nenhum comentário: