terça-feira, 25 de novembro de 2008

Cuidados com o corpo nesse verão

Por Patrícia Caciatori

Para algumas pessoas o verão é a melhor estação do ano. Para outras a mais assustadora. As altas temperaturas levam as pessoas a recorrerem mais do que o de costume para: ar condicionados, piscinas, mar, sorvetes, refrigerantes e exposição ao sol em horários errados.

Segundo a dermatologista Claúdia Alves o verão pode trazer conseqüências sérias num futuro bem próximo. “O pessoal quer pegar aquela corzinha e acaba abusando do sol sem devido uso do protetor, que deve ser aplicado de duas em duas horas, e assim que sair da água”, conta Claúdia.

A maior preocupação da dermatologista é com o câncer de pele. “Deve-se expor ao sol somente até as 10:00h e das 14:00h em diante,” afirma a médica.

Nessa estação do ano também se deve evitar as comidas pesadas, o alto teor de gordura, açucares e cafeína. Sempre trocar o sorvete pelo picolé, o refrigerante pelo suco de fruta, e os doces pelas frutas. Para manter o corpo sempre hidratado e não ter problemas de insolação e futuros desmaios.

“Para se proteger ainda mais o correto é sempre usar bonés, óculos de sol, roupas leves e largas, guarda-sol na praia, sombrinha na cidade e tudo que puder evitar o contato da pele direto ao sol. E claro sempre usar o filtro solar,” são as dicas da doutora.

Nenhum comentário: